Novembro Azul: é hora de cuidar da saúde dos homens

Publicado em 13/11/2019 às 10:49 - Atualizado em 13/11/2019 às 10:49

Créditos: IBGE/Divulgação Baixar Imagem

O mês de novembro é dedicado à prevenção do câncer em adultos do sexo masculino, em especial o Câncer de Próstata, enfermidade que acomete os indivíduos com mais de 65 anos, sendo raro antes dos 40 anos. Por isso, a importância da prevenção e a realização do exame de sangue todos os anos a partir dos 40 anos de idade.

A Secretaria Municipal de Saúde, através de sua equipe técnica, preparou a palestra: “Homem que se cuida tem atitude”, com doutor Paulo Sérgio, renomado urologista da região da Amurel. O evento acontecerá no dia 21 de outubro, gratuitamente, às 20h, no Centro de Convivência do Idoso, em Armazém. Será uma noite de informação e um importante momento para esclarecer dúvidas sobre o assunto e, por isso, toda a população poderá participar.

Infelizmente, segundo dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer), 42 homens morrem diariamente de câncer de próstata no Brasil. E, o INCA afirma ainda que um diagnóstico rápido da doença faz com que o tratamento seja eficaz em 09 entre 10 casos.

O Secretário Municipal de Saúde, Vanclei da Silva apoia as ações de sua equipe e reforça: “É preciso conhecer as causar para se prevenir. Todos os homens devem cuidar de sua saúde, pois um diagnóstico precoce salva vidas!”, expõe Vanclei.

É importante salientar também que a doença em estágio inicial normalmente não apresenta sintomas claros, mas em casos avançados, a pessoa pode apresentar fluxo urinário fraco ou interrompido, impotência, sangue no líquido seminal, franqueza ou dormência nas pernas e pés, dor ou ardor durante o xixi e até perda do controle da bexiga.