Conselheiras Tutelares e membros do CMDCA recebem capacitação

Publicado em 04/11/2019 às 15:12 - Atualizado em 05/11/2019 às 10:15

Créditos: Ascom/PMA Baixar Imagem

Membros do Conselho Tutelar, as eleitas e as suplentes do município de Armazém que irão assumir em 10 de janeiro de 2020, juntamente com os membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente – CMDCA participam de formação durante todo o dia de hoje (04), no Centro de Convivência do Idoso.

Durante a manhã a conversa foi com a Doutora Fernanda da Silva Lima e no período da tarde, com o Doutor Ismael Francisco de Souza.

A reflexão conduzida pela Doutora Fernanda foi direcionada historicamente para as relações familiares, para o dever de se preservar a garantia do direito das crianças e adolescentes nas diversas situações sociais de competência do Conselho Tutelar e, também, dos membros do CMDCA. Além disso, legislação vigente e noções gerais dos procedimentos técnicos e legais.

A capacitação deste dia faz parte ainda do processo eleitoral e, também, teve como propósito: informar, esclarecer e capacitar a todas para o pleno exercício do mandato.

À tarde a capacitação seguiu com o Doutor Ismael Francisco de Souza que abordou diversos assuntos como: características das ações e procedimentos do Conselho Tutelar, atribuições das funções, estudos de casos, troca de experiências e orientações para com a garantia dos direitos da criança e do adolescente em amplo sentido.

A presidente do CMDCA, Lilian May Pickler avalia como ótima a capacitação deste dia. “Para as conselheiras novas a oportunidade de conhecer e para a reeleitas a oportunidade de aperfeiçoamento. E, para todas as presentes momentos de importantes de reflexão”, conclui Lilian.