CRAS promove reunião com diretores da Rede Municipal de Ensino de Armazém

Publicado em 03/04/2019 às 18:33 - Atualizado em 03/04/2019 às 18:33

Créditos: Ascom/PMA Baixar Imagem

A reunião aconteceu na manhã da última segunda-feira (01), na sala de encontros do Centro de Referência da Assistência Social – CRAS e contou com participação das Secretárias Municipais: de Assistência Social e Habitação e de Educação, Cultura e Esporte e dos representantes de todas as escolas municipais.

A Secretária Municipal de Assistência Social e Habitação, Vanda Corrêa Arent saudou os presentes e salientou a importância do encontro: “A secretaria entende que é oportuno informar e esclarecer e, se necessário, quais serviços são ofertados pelo CRAS e, entende que é válido e significativo”, expressou.

Para a Coordenadora do CRAS Maria Helena Ouriques Vieira a reunião foi de fundamental importância: “Os profissionais da educação têm um contado diário com as crianças que atendemos e, consequentemente, com parte da realidade das famílias. Essa articulação se faz de suma importância, uma vez que com a rede fortalecida podemos alcançar maiores resultados”, explica.

Em seguida foram feitas as apresentações dos dois principais serviços disponíveis no CRAS:

O Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF tem como objetivo a prevenção de violação de direitos, é executado mediante apoio as famílias, prevenindo a ruptura de laços, promovendo o acesso a direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida, como foi exposto pela Psicóloga do CRAS, Sarita Croceta Ouriques.

E, também, a exposição da Orientadora Social, Lidiane Moraes Fernandes e do Facilitador Social, Gianderson Rufino Rodrigues sobre o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), serviço este que realiza atendimentos em grupo, buscando complementar o trabalho social com as famílias, através de percurso, com temáticas construídas a partir da demanda dos usuários, o serviço conta também com oficina de capoeira. Os serviços ofertados no CRAS são formas de intervenções que visam a transformação da realidade social, trabalhando a construção/reconstrução de suas histórias e vivências, individuais, coletivas e familiares.