Município de Armazém participou de seminário estadual, em Gravatal

Publicado em 02/10/2018 às 11:55 - Atualizado em 02/10/2018 às 11:55

A Secretária Municipal de Assistência Social e Habitação, Vanda Corrêa Arent, e a Coordenadora de Assistência Social, Cleimar de Souza Machado Mateus participaram do IV Seminário Estadual sobre Envelhecimento Ativo, que aconteceu nos dias 29 e 30 de agosto, nas Termas do Gravatal.

O seminário foi oportunizado pela Escola de Gestão Pública – EGEM com o apoio da Associação dos Municípios da Região de Laguna - Amurel. Teve como temática o envelhecimento ativo e visou aprofundar o conhecimento acerca deste processo. Além disso, foram: discutidos o funcionamento dos Conselhos Municipais e a instituição dos Fundos Municipais do Idoso; apresentou-se a Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa; aprofundou-se o debate sobre as Instituições de Longa Permanência para Idosos – ILPIs e Centros Dias; possibilitou-se a troca de experiências entre os municípios em relação ao atendimento da pessoa idosa; compartilhou-se a iniciativas de pró-envelhecimento ativo. Na oportunidade o Conselho Estadual do Idoso - CEI orientarou quanto à realização das Conferências Municipais da Pessoa Idosa.

O público alvo do evento compreendeu: Servidores públicos e autoridades políticas municipais, estaduais e federais; Trabalhadores do SUAS e do SUS, Secretarias de Educação, Cultura, Esporte e Lazer; Responsáveis pela execução dos serviços, programas e projetos voltados à Pessoa Idosa; Conselheiros Municipais e Estaduais; Professores e Pesquisadores da área do envelhecimento ou Políticas Públicas; Pessoas Idosas; Estudantes; Técnicos do Sistema de Justiça e demais interessados.

A participação especial – o Município de Armazém foi convidado pela organização do evento para levar ao seminário um casal trajado tipicamente de português para recepcionar os participantes. A cidade foi colonizada por imigrantes portugueses e alemães que contribuíram para o desenvolvimento da cidade. O casal que honradamente representou o município foi o Senhor Modestino Spindola e a Senhora Selina Martins Pedro.

O evento contou com diversos momentos de reflexão como: palestras, mesas redondas, debates, apresentações e relatos de experiências municipais no atendimento ao idoso.

A Secretária comentou: “Foi um busca de conhecimento para qualificar ainda mais os serviços que são oferecidos e apreciamos as experiências que os outros municípios apresentaram”, afirma Vanda Corrêa Arent.

A Coordenadora também menciona: “Nossa intenção é a de nos atualizarmos em relação às políticas públicas voltadas aos idosos e ao envelhecimento ativo, tão almejado por todos”, conclui Cleimar de Souza Machado Mateus.